terça-feira, 3 de setembro de 2013

Coloração: como aplicar e retocar

Passo 1- coloraçãoColoração é um processo delicado e que deve ser feito com extremo cuidado. E para quem acha que colorir cabelos com fios brancos e sem fios brancos é a mesma coisa, ledo engano. Atente-se às dicas da hairstylist Lílian Souza do como proceder no salão e de como ‘educar’ as clientes a cuidarem corretamente dos fios em casa para manter a beleza do look. 

Cabelos com fios brancos


1ª Coloração - Aplicar a tintura em todo o fio, da raiz até a ponta, deixando agir de 30 a 45 minutos. 

Retoque - O momento do retoque é o mais importante. Comece a aplicação primeiramente na parte crescida do cabelo, deixe agir por 30 minutos e em seguida puxe para as pontas, onde a ação deve durar 10 minutos. Esse cuidado é essencial, pois o excesso de tinta nas pontas causa uma grande sobrecarga de pigmentos. Por isso, é muito comum vermos cabelos mais claros na raiz e muito escuros nas pontas. Além disso, com o passar do tempo essas pontas ficam opacas e quebradiças, facilitando o aparecimento de pontas duplas.

Cabelos sem fios brancos

1ª Coloração - A aplicação deve ser feito em todo o comprimento dos fios a partir de um centímetro da raiz, e deve agir por 25 minutos. Em seguida, aplicamos na raiz onde deverá agir por cerca de 10 minutos.

Retoque - Para retocar, o procedimento é o mesmo em todos os tipos de cabelos. Deve-se começar a aplicação pela raiz, deixando agir por 25 minutos, em seguida puxar para as pontas, deixando de 5 a 10 minutos.

Manutenção

Os cuidados em casa após uma coloração são essenciais para garantir um resultado lindo e duradouro. Deve-se alertar a cliente a prestar muita atenção na escolha dos produtos, para que a coloração não se desgaste antes do tempo.

Xampu
Um erro frequente dos adeptos à tintura, é o uso de xampus anti-resíduos. Estes produtos dilatam a cutícula, deixando as escamas do cabelo abertas. Quando ocorre a lavagem, os pigmentos escorrem literalmente pelo ralo. A lavagem sempre deve ser feita com água morna ou fria, retirando bem o produto na hora do enxágüe, pois resíduos de shampoo causam ressecamento do bulbo, ocasionando queda e o desregular da glândula sebácea.

Condicionador

O uso do condicionador é essencial, mesmo que se tenha cabelos oleosos, pois ele consegue selar as escamas, reduzindo a sensação de fios ásperos deixada pelo xampu, além de normalizar o PH. A dica é sempre aplicar deixando a raiz livre, pois nosso organismo já produz quantidade de óleo suficiente para hidratar o couro cabeludo.

Hidratação
Hidratar os cabelos é fundamental para quem quer fios saudáveis, brilhosos e esvoaçantes. Depois de colorações, alisamentos ou qualquer outro processo químico, o ideal é hidratar a cada 30 dias. Assim ocorre a reposição de alguns nutrientes perdidos. Se nós reanimamos depois de uma boa massagem, imagine os fios de cabelo.

Corte
Cortar as pontas também faz parte do processo. Para cabelos médios o corte deve ser feito uma vez ao mês, mas para quem prefere longas madeixas, o corte pode ser feito de três em três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário