domingo, 25 de agosto de 2013

Cada rosto com seu corte

Fabio Salsa


Nunca se falou tanto na necessidade de analisar a estrutura física e a personalidade de cada pessoa antes de cortar ou colorir um cabelo. Por meio do conceito de visagismo, o profissional consegue criar uma imagem ideal para cada cliente.
Harmonizar detalhes de uma pessoa de acordo com suas características físicas e estilo de vida usando recursos estéticos como maquiagem, corte, coloração e penteado se tornaram imprescindíveis nos salões de beleza. “Antes de começar qualquer trabalho, é importante respeitar o estilo e a personalidade da cliente, principalmente quando for de transformação, para que ele não se sinta um peixe fora d’água”, explica Vera Flecher, diretora técnica da BSG.
Um dos primeiros (e mais importantes) passos para a criação da imagem pessoal é análise do formato do rosto. “É preciso identificar as peculiaridades de cada face para adequar as tendências ao cliente, e não o contrário”, destaca Vera.
Confira os cortes mais indicados para cada formato de rosto:
Formatos de Rosto (4)
Rosto Oval
Esse formato não apresenta ângulos. A testa é mais larga que o queixo e suas linhas são suaves.
Tipos de corte: Os cortes de cabelo podem ser curtos os longos. Para se destacar, siga as tendências e evite desenhos retos. Cortes mais desfiados ou desconectados rendem charme extra ao visual.
Formatos de Rosto (1)Rosto Redondo
Parece largo para todos os lados, em especial na linha horizontal. Não apresenta ângulos.
Tipo de corte: Não abuse do volume. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo dos ombros são recomendados e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Cortes muito curtos não ficam bons.
Formatos de Rosto (2)
Rosto quadrado
A largura da testa é igual à do queixo, formando ângulos retos.
Tipo de corte: Caso queira um look mais curto, o chanel  é uma boa aposta. Cortes mais longos também são sinônimos de acerto. A franja reta deve ser evitada, mas se cortada em camadas longas, pode cair bem.
Formatos de Rosto (5)
Rosto Retangular
Assim como no rosto quadrado, as linhas de referência são as mesmas


Formatos de Rosto (3)Rosto Triangular
Apresenta testa larga e queixo fino, mas também pode ser encontrado rosto triangular em que a testa é estreita e queixo é largo.
Tipo de corte: Cabelos desconectados são ótimos para este rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos equilibram o formato da face. Se os fios forem cacheados ou crespos, evite os fios retos. As franjas podem ser curtas e retas, ou longas e desfiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário